quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Apagão deixa quase todo o Nordeste sem energia na tarde desta quarta-feira (28)

No início da tarde de quarta-feira, um "blackout" atingiu todo o Ceará e outros estados nordestinos. A informação acaba de ser confirmada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Coelce disse que está apurando as causas do incidente e deve se pronunciar oficialmente nas próximas horas. " Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção do fornecimento de energia em todo o Estado do Ceará na tarde de hoje. Outros estados do Nordeste também estão com o fornecimento suspenso. Ressaltamos que ainda estamos apurando as causas para normalizar o serviço o mais rápido possível".
O Operador Nacional do Sistema (ONS) está acompanhando, mas, no momento, o órgão não tem posicionamento oficial. No entanto, o órgão nacional garante que a energia está sendo reestabelecida gradualmente, sem previsão de quando os estados terão 100% do retorno da eletricidade.
 Em 20 de outubro de 2012, o Ceará e outros 15 estados brasileiros ficaram sem energia elétrica por quase 3 horas. Com o apagão desta tarde, o Estado acumula a quinta grande queda de energia em apenas três anos. As anteriores ocorreram em 10 de fevereiro de 2010, 4 de fevereiro de 2011 e 22 de setembro deste ano.
A Coelce estima que a energia volte em todo o Ceará dentro de duas horas.

Últimas notícias