quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Exposição no Cariri Garden Shopping destaca romeiros

Um trabalho inédito revela o olhar dos fieis do Padre Cícero, sobre sua própria religiosidade com a exposição "O Romeiro por Ele Mesmo". As imagens vêm a público pela primeira vez por meio de uma parceria do Memorial Padre Cícero com o Cariri Garden Shopping, onde ocorre a mostra.
A exposição vai até o dia 1º de setembro, período em que será aberto o ciclo das romarias. Na próxima segunda-feira (2/9), será inicia a programação religiosa da festa de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro do Norte, com procissão das bandeiras e missa oficial na Basílica.

O trabalho exposto no shopping faz parte do projeto "Juazeiro de Corpo e Alma", em sua 6ª edição. As fotos dos romeiros dá sequência a uma série de exposições já realizadas pela iniciativa As artes nas suas diversas vertentes, por meio das esculturas, pinturas, fotografias, livros históricos, e resgate dos beatos e beatas do Padre Cícero, já foram anteriormente expostas no espaço.

De acordo com o presidente do Memorial, Antônio Chessman Alencar, o novo trabalho está inserido no resgate de material inédito da entidade, como forma de dar maior dinamismo ao acervo, e esse conhecimento ser levado ao público. Ele fez a escolha das fotografias a partir de um acervo contido no memorial, e destacou a seleção entre pelo menos 80. "É um material fantástico e revelador, com o olhar do romeiro", diz ele.

A série de exposições, que ocorre desde março já trouxe exposições sobre ´Relíquias do Padre Cícero´, com objetos pessoais do sacerdote, ´Artes Reverenciando o Padre Cícero´, com trabalhos de artistas da cidade, "Os Beatos e Beatas do Padre Cícero" e "A História do Juazeiro que o Juazeiro não conhece".

Chessman destaca que o intuito da parceria é ampliar o espaço do Memorial e torná-lo dinâmico, levando a história do município a todos. A série mostra, especificamente, capítulos importantes da história da cidade, como personagens de grande expressão, como os beatos.

Já foram expostas 12 fotos de fieis, que tiveram influência direta na vida da cidade, alguns por conviverem de forma aproximada com o Padre Cícero, a exemplo da beata Maria de Araújo, que protagonizou o ´milagre de Juazeiro´, em 1889, e também a beata Mocinha, que administrava a casa do sacerdote. "É uma forma de rememorarmos a nossa cultura e levarmos isso para espaços importantes, como o shopping", diz Chessman .

O gerente de Marketing do Cariri Garden Shopping, Eduardo Duffles, avalia a importância da parceria, que vem ocorrendo desde a primeira mostra. "Um dos grandes objetivos da administração do shopping é levar ao público mais exposições e eventos. Falar do Padre Cícero é contar a história do Cariri. Precisamos, como principal ponto de entretenimento da cidade, valorizar a cultura local", completa.

Para ele, ao se deparar com a história de Juazeiro, muitas vezes, as pessoas ficam surpreendidas. "São peças raras, de valor cultural e histórico imensuráveis. A parceria entre o shopping e a Fundação resgata a memória da cidade, muitas vezes perdida no tempo", avalia. A exposição destaca imagens sobre os romeiros, suas crenças e sua fé.

(Elizângela Santos – DN)

Últimas notícias