terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Continua o drama da população de Itapipoca que está sem água há mais de uma semana

O município de Itapipoca continua sem o abastecimento de água. Técnicos da companhia constataram cinco novos vazamentos na adutora que foi construída para garantir água à população do município emergencialmente. Agora, o Governo Federal terá que reforçar o abastecimento por meio de carros-pipa.
O prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira (PT) recorreu ao aliado político, deputado José Guimarães (PT), para que fizesse intervenção junto ao governo federal para uma solução imediata do problema. O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, garantiram o envio de 20 carros-pipa para reforçar o abastecimento até esta terça-feira, 31. O governador Cid Gomes (Pros) chegou ao município no início da tarde para acompanhar novamente os trabalhos na adutora.
A população de Itapipoca vem sendo abastecida por 16 carros-pipas, mas que não conseguem atender à demanda crescente da população. O abastecimento está em apenas 20% da sede da cidade, de acordo com o prefeito. “Está todo mundo ligando para as rádios, pedindo água. Estamos pedindo a Deus que chova e que essa adutora realmente funcione”, afirmou.
Questionado sobre as falhas na obra da adutora, o prefeito destacou a qualidade do material utilizado. “Alguns canos racham, não suportam a pressão. Tudo indica que os canos são de qualidade duvidosa”, criticou Dagmauro.
A adutora, orçada em R$ 18 milhões e de responsabilidade da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), deveria levar água do açude Gameleira para Itapipoca, mas apresentou vazamentos ao longo de seus 30 km de extensão ao ser acionada para teste na segunda-feira, 23. No mesmo dia o governador Cid Gomes foi ao local e lá ficou até a última quinta-feira ajudando os trabalhadores nos reparos, carregando materiais de construção e mergulhando em uma caixa d’água para ajustar peças.
Na rede social, contudo, o governador chegou a comemorar a chegada da água: "A água chegou em Itapipoca!!!", escreveu Cid, que agradeceu aos trabalhadores da obra pela dedicação ao trabalho
(Cnews)

Últimas notícias