domingo, 29 de dezembro de 2013

Cid Gomes terá que dar novos mergulhos para solucionar problema da fatla de água em Itapipoca


O governador Cid Gomes (Pros) vai precisar dar mais alguns mergulhos no tanque da adutora que abastece o município de Itapipoca. É que o fornecimento de água continua irregular em Itapipoca, na Zona Norte do Estado, a 136 quilômetros de Fortaleza.
Na última sexta-feira (27), Cid foi destaque na imprensa nacional ao mergulhar para fechar a adutora que abastece  a cidade. O resultado foi provisório e neste domingo (28), o município continua sofrendo com a falta d´água.
De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), novos vazamentos foram encontrados na adutora que deveria levar água do açude Gameleira para o município.
Na última sexta-feira (27), a Cagece afirmou através de nota para a imprensa que os reparos da adutora construída para abastecer a cidade de Itapipoca foram concluídos na sexta-feira (27). Os testes na tubulação já foram reiniciados. Porém novos vazamentos foram encontrados.
Com cerca de 32 quilômetros, a adutora foi construída para levar água do Açude Gameleira para a sede do município de Itapipoca. Desde o dia 6 de dezembro a adutora estava em sistema de testes e foi acionada na última segunda-feira (23), quando apareceram vazamentos em diversos pontos.
A adutora defeituosa está em construção desde 2011. A obra tinha previsão para o fim daquele ano, mas foi adiada após a empresa responsável, a PWE Engenharia, ir à falência. A partir daí, a Primor Construções Ltda assumiu as obras, que deveriam estar concluídas até o fim deste ano.
Desde a última segunda-feira, com o surgimento do vazamento, operações emergenciais foram montadas. Cagece e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão trabalhando para restabelecer o abastecimento. O governador Cid Gomes vem acompanhando diariamente as obras na cidade e abriu um inquérito para apurar as causas do vazamento.

Últimas notícias