quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Prefeitura de Juazeiro do Norte e entidades discutem futuro da superpopulação de gatos no cemitério do Socorro

Os gatos são alimentados pelos moradores. (Foto: R.F. Araújo)

A problemática da superpopulação de gatos dentro e nas imediações do cemitério do Socorro foi discutida em Juazeiro do Norte. A reunião ocorreu na manhã de otnem (quarta-feira, 27) na Biblioteca Pública Municipal. Participaram do encontro membros da Vigilância Sanitária, Centro de Zoonoses e das secretarias de cultura e romarias e de meio ambiente e serviços públicos. Não existe qualquer pretensão de exterminar os gatos, mas de tratar e colocá-los para a adoção durante as romarias.
O padre Joaquim Cláudio, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, observou ser um problema antigo e sempre houve a necessidade da discussão de uma saída para a questão em virtude da enorme quantidade desses animais. Como acrescentou, existe preocupação do pároco do Socorro e da própria direção do cemitério por se tratar de uma questão de saúde pública.
Para a secretária de Cultura e Romarias, Marli Bezerra, as providências são urgentes e sua pasta vai promover campanhas visando adoções destes animais abandonados por serem muitas as reclamações dos donos de jazigos temendo doenças.
A presidente da APAC (Associação Protetora dos Animais Carentes), Sara Gonçalves, igualmente participou da reunião e saiu satisfeita em virtude do que considerou destinação humanitária dos gatos. Para Sara, uma forma eficaz de solucionar o crescimento da superpopulação de felinos seria a esterelização das fêmeas.
Essa questão foi levandata por esse blog em junho passado, quando o repórter fotográfico F.R Araújo flagrou um grupo de pessoas alimentando os gatos na entrada do cemitério do Socorro. Segundo moradores, a alimentação acontece todas as noites.
(Com informações da Assessoria de Imprensa de Juazeiro)

Últimas notícias