terça-feira, 23 de setembro de 2014

UFCA realiza II Semana da Biblioteconomia

Foto: Divulgação

A II Semana de Biblioteconomia foi aberta ontem (segunda-feira, 22), no auditório do Office Cariri, em Juazeiro do Norte. A semana será marcada por palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentações culturais e lançamento da revista científica do curso.
Professores e pesquisadores em Ciências da Informação participarão da semana. Entre eles, professor Eduardo Alentejo, doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília - UnB. Ele dará a oficina na próxima quinta-feira, na UFCA, sobre a “Memória da Biblioteconomia Brasileira – Passado e Presente para o Futuro”. O professor ainda participará da mesa-redonda, quinta-feira pela manhã, que debaterá “O Ensino da Biblioteconomia no Brasil”.
Outro convidado é o professor André Anderson Felipe, da Universidade Federal de Pernambuco, que ministrará a oficina, amanhã, quarta-feira, 24, na UFCA, sobre “Procedimentos para a Construção de Thesaurus - lista de palavras com significados semelhantes”.
Os minicursos acontecerão até quinta-feira, dia 25 de semtembro, sempre a partir das 14 horas, na UFCA. No Instituto Federal do Ceará, ocorrerão as mesas redondas e as palestras. Veja programação.
Os interessados poderão inscrever-se nos mini-cursos mesmo não estando credenciados para o evento: “Restauração de obras raras”, “Cinema e Informação”, “Procedimentos para a construção de Thesaurus”, “Língua Brasileira de Sinais - Libras” “A Memória da Biblioteconomia Brasileira” e “Restauro e Encadernação de livros”.
Nesta quarta-feira, dia 24 de setembro, às 19:15 horas, o II Encontro de Bibliotecários do Cariri ocorrerá no auditório Kariris do IFCE. Professores e profissionais da área discutirão “O Crescimento Exponecial da Profissão de Bibliotecário no Brasil”.
O coordenador do curso de Biblioteconomia, professor Alexandre Souza, disse que o objetivo do evento é trocar experiências entre alunos, professores, profissionais e sociedade sobre questões relacionadas ao processo de pesquisa, ensino e atuação profissional da Biblioteconomia no contexto brasileiro.
A Semana será marcada também por aprentações musicais de música popular brasileira – Grycia Bonsoir, Allis Spinosa e Ermano Morais – e o Grupo de Tradicão Popular Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. O grupo é formado por membros de uma mesma família que confeccionam os próprios instrumentos – pífanos, zabumba e caixa. Os Irmãos Aniceto já encantaram o país com apresentações que reúnem música e dança do cotidiano sertanejo.
(Site da UFCA)

Últimas notícias