quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Metrofor e Detran serão administrados pela Secretaria das Cidades

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará, e o Metrô de Fortaleza (Metrofor) deixarão de ser administrados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Governo do Estado, e passarão a ser geridos pela Secretaria de Cidades, atualmente comandada pelo deputado licenciado Ivo Gomes. Essa será uma das mudanças da Reforma Administrativa do Poder Executivo que será lida no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa provavelmente amanhã.
O Governo do Estado, em comum acordo com o Legislativo, decidiu que a proposta só deve ser anunciada para os parlamentares da Casa após o Carnaval, que se deu até ontem, terça-feira. O projeto vem sendo aguardado por todos os deputados, uma vez que entre as mudanças está a criação e extinção de pastas.
A Secretaria de Grandes Eventos, tão questionada quando de sua criação no ano passado,deve ser extinta por Camilo Santana, o que deve gerar um embate forte entre os deputados que foram contrários à sua criação, principalmente, aqueles de oposição. Outras pastas devem ser criadas, como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria de Política sobre Drogas.
Esta última será dirigida pela atual deputada Mirian Sobreira (PROS), que deve se licenciar para dar espaço para a petista Rachel Marques, que em entrevista ao Diário do Nordeste, disse que está na expectativa da convocação. Logo que seja empossada na vaga deixada por Sobreira, Marques deve ser anunciada como o segundo apoio para o líder Evandro Leitão (PDT), na vice-liderança do Governo, ao lado de Júlio César Filho (PTN).
A criação de novas secretarias também deve ser outro ponto discutido pelos opositores, que vão questionar o fato de o chefe do Poder Executivo ter anunciando cortes de gastos estar criando pastas, que devem gerar despesas. Os deputados terão um bom tempo para se debruçarem sobre a proposta, e debaterem sobre o tema.
(DN)

Últimas notícias