domingo, 1 de março de 2015

Um plano de todos os cearenses


O governador Camilo Santana enviou neste domingo (1) ao O Povo, um artigo sobre o Plano de Convivência com a Seca. Leia a íntegra.

"Chegamos ao mês de março, quando o cearense comemora o seu padroeiro, São José, e reza para que as chuvas caiam sobre o sertão. Como homem de fé, também rogo a Deus por um bom inverno. Para além da minha religiosidade, o meu papel como governador deste Estado exige que eu destine toda a minha energia para assegurar que a população tenha a água de beber e para a produção. Este compromisso está no Plano de Convivência com a Seca, que apresentei na Assembleia Legislativa do Ceará, na última quarta-feira (25).
No momento que estávamos reunidos no Parlamento para essa apresentação, chovia em 119 municípios. Um bom sinal! No entanto, somos conscientes de que teremos, segundo previsão da Funceme, o quarto ano seguido com chuvas abaixo da média. A situação de estiagem vivida hoje por grande parte dos estados brasileiros têm representado uma enorme inquietação para nós governantes. No caso do Ceará, esta sequência impõem-nos desafios ainda maiores.
Desde o primeiro dia de governo, tenho reafirmado meu compromisso de unir todas as forças para amenizar o sofrimento do cearense diante desta situação, sobretudo no interior mais necessitado.
O Plano de Convivência com a Seca do Ceará consiste num conjunto de ações emergenciais e estruturantes, consolidadas para todo o Ceará, considerando cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica e conhecimento e inovação.
Trata-se de uma ação inovadora de gestão pública, envolvendo várias secretarias deste governo, com o apoio importante do Governo Federal. Para o atendimento mais urgente, estão contempladas as continuidade e ampliação dos programas de adutoras de montagem rápida, assim como a perfuração de poços profundos e do reforço no atendimento da operação carro-pipa.
No flanco das ações estruturantes, estamos trabalhando para acelerar obras estratégicas como a implantação da segunda etapa do Eixão das Águas, para atender à Região Metropolitana de Fortaleza. Neste rol está, ainda, o início da operação do canal da transposição do São Francisco, que levará água para boa parte do interior por meio do primeiro trecho do Cinturão das Águas, já no próximo ano.
Outras medidas estruturantes abrangem aspectos essenciais no tocante à convivência com a seca, como o reuso das águas, o apoio ao setor produtivo, com projetos inclusivos, e a modernização da gestão das águas, por estudos e pesquisas. Além de todos os encontros de trabalho com técnicos das secretarias relacionadas à questão hídrica e áreas afins, tenho buscado acompanhar de perto a execução de cada ação e, principalmente, tenho procurado ouvir as pessoas, suas angústias, demandas e sugestões.
Este não é apenas um plano de convivência com a seca. Mas uma demonstração da necessidade de unir todos os cearenses em torno dessa questão. Tenho absoluta convicção de que somente a união de forças será capaz de nos fazer enfrentar essas adversidades e garantir melhor qualidade de vida para a população.
Quero reafirmar, uma vez mais, meu compromisso de não medir esforços paraM que as famílias cearenses mais afetadas pela estiagem possam sobreviver dignamente a esse período tão desafiador e possam acreditar em dias melhores.
Tenho buscado acompanhar a execução de cada ação e, principalmente, procurado ouvir as pessoas, suas angústias".

Camilo Santana
Governador do Ceará

Últimas notícias