quinta-feira, 16 de abril de 2015

Professor da UFCA publica pesquisa em livro sobre Jornalismo Audiovisual

Paulo Cajazeira é professor da UFCA (Foto: Facebook)

“O telejornalismo nas Redes Sociais Digitais” é o tema do artigo do professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Paulo Eduardo Cajazeira, publicado no livro “Telejornalismo em questão” pela Editora Insular, R$ 42,00. Reunindo trabalhos de outros 15 pesquisadores científicos na área de Jornalismo e Editoração, a obra faz uma abordagem crítica da evolução da produção audiovisual no Brasil, a fim de investigar e compreender as características dos principais telejornais do país.
O trabalho do professor é resultado de uma pesquisa de pós-doutorado realizada entre 2013 e 2014 no âmbito do Laboratório de Conteúdos e Comunicação Online da Universidade da Beira Interior (Portugal), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Jornalismo da UFCA, credenciado pelo CNPq.
Um panorama foi traçado para compreender como as redes digitais sociais alteram a forma de consumo da notícia em outras plataformas. Para isso, foi realizada durante quatro meses, uma análise empírica no perfil de dois telejornais que possuem páginas ativas na plataforma Facebook - Bom Dia Brasil (TV Globo, Brasil) e Edição da Manhã (SIC TV, Portugal) - para analisar como se dava o sistema de interação da audiência na internet com esses telejornais.
“Aqui no Brasil, em parceria científica, o estudante do Curso de Jornalismo da UFCA, Felipe Azevedo, monitorava as redes sociais e, de Portugal, eu fazia o mesmo com as redes portuguesas, sempre focando no hábito, comportamento e processos de interação entre jornal e audiência. Com isso, conseguimos traçar um panorama de como as redes sociais alteram a forma de relacionamento do público com o noticiário televisivo”, explica o professor Paulo.
O livro “Telejornalismo em Questão”, editado pelo jornalista gaúcho Nelson Rolim, é o terceiro volume da coleção “Jornalismo Audiovisual”, um projeto realizado em encontros científicos de integrantes da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (TELEjor), que faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor). “O Brasil (e)ditado” e “#telejornalismo: nas ruas e nas telas” compõem os volumes I e II da série, respectivamente.
“O período de pós-doutorado foi essencial para colocar-me enquanto pesquisador no cenário acadêmico e fomentar a formação de novos pesquisadores em Jornalismo na UFCA”, finaliza o discente.
(Site da UFCA)

Últimas notícias