segunda-feira, 25 de maio de 2015

Barbalha se prepara para a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio

O cortejo do pau acontece neste domingo (31). Foto: O Povo

A cidade de Barbalha, no Sul do Ceará, se prepara para mais uma edição da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. A festividade popular anual em homenagem ao santo padroeiro da cidade, Santo Antônio, faz parte da diversidade cultural  e vive momentos de fé e orações. Este ano, a abertura da festa será no neste domingo (31), às 9 horas, com Missa de Abertura na Igreja Matriz e, em seguida, o cortejo de quase 60 grupos folclóricos pelo Corredor Cultural, que compreende um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. Antes, porém, no sábado (30), antecedendo a abertura dos festejos de Santo Ântonio, Barbalha recebe seus filhos e visitantes de várias regiões do país, para a tradicional "Noite das Solteironas".
No período da tarde do domingo (31), a festa atinge o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e derrubada da árvore- este ano um angico de 23m pesando quase 3 toneladas -, farão o translado e o hasteamento do mastro. Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais ou de outros ritmos .
Durante todo o percurso percorrido pelo mastro, as mulheres são incitadas a tocarem no mastro, ou mesmo sentar-se nele e ingerir o chá de sua casca, a fim de conseguirem casamento . O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, que é celebrado com preces e pirotecnia.
Foto: Site Prefeitura de Barbalha

ORIGEM DA FESTA
A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha foi em 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio . Desde então, o carregamento do mastro hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo (que se estendem até o dia 13 de junho, data em que é homenageado Santo Antônio de Lisboa), tendo adquirido um caráter carnavalesco que lhe distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense .
Desde 1973, a Prefeitura Municipal de Barbalha passou a explorar o potencial turístico da festa, os festejos de Santo Antônio têm atraído um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas .
SEGURANÇA
Além de disponibilizar agentes de trânsito e da guarda-municipal, este ano, a Prefeitura de Barbalha, responsável pela organização da festa terá reforço no policiamento ostensivo. Policiais civis e militares seráo disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para fazer a segurança da festa, principalmente em sua abertura.
Foto: Site Prefeitura de Barbalha

Últimas notícias