quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sítio Fundão terá segurança reforçada, diz secretário do Meio Ambiente Artur Bruno, em visita ao local acompanhado do deputado José Aílton Brasil

Artur Bruno e deputado Zé Aílton estiveram no Sítio Fundão (Fotos: Flávio Pinto)

O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno veio ao Cariri nesta quarta-feira (20), onde visitou em companhia do deputado estadual José Aílton Brasil (PP), o Sítio Fundão, no Crato. O sítio é uma reserva ecológica localizada dentro do perímetro urbano do Crato, mas de responsabilidade do Governo do Crato.
Em sua visita, o secretário demonstrou sensibilidade com a insegurança do local e garantiu a imediata recolocação de mais um vigilante para auxiliar na segurança da área. "Pelo que percebi aqui, o mais urgente aqui é manter o local seguro para os visitantes. Por isso, logo que retorne à Fortaleza, vou solicitar o retorno do segundo vigilante", assegurou.
Artur Bruno se reuniu com os servidores do sítio e anunciou a continuação da gerente-administrativa do sítio, Rose Feitosa.
Ao lado do deputado José Aílton Brasil, o secretário esteve na casa sede, onde os antigos proprietários da reserva moravam. O deputado cobrou a recuperação da casa, bem como do engenho que está desativado desde 2010. "Vou verificar se há algum recurso da Secretária de Cultura liberado para a reforma do engenho. Mas isso, não será problema, pois é de interesse do governador Camilo Santana, que o Sítio Fundão seja recuperado o mais breve possível", afirmou Artur Bruno.
A casa grande deve passar por ampla reforma.

Já o deputado José Aílton Brasil revelou ao secretário o desejo de ver o sítio ser transformado em parque. "Que bom seria é que toda essa área fosse recuperada e transformada um grande parque ecológico, apto a receber visitantes, principalmente turistas de outros estados, que viriam aqui visitar as trilhas e conhecer as belezas naturais do local", pontou o deputado.
Antes de deixar o local, o secretário Artur Bruno sinalizou a possibilidade de trazer o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), que ora é sediado no Parque Ecológico das Timbaúbas em Juazeiro do Norte para dentro das instalações do Sítio Fundão. Para isso, revelou ao comandante do BPMA do Cariri, capitão Rabelo Luna, que vai conversar com o comandante do BPMA,em Fortaleza, sobre a viabilidade da transferência.
O secretário e o deputado se reuniram com funcionários do sítio.

Últimas notícias