sábado, 19 de setembro de 2015

Governador e primeira-dama entregam 522 cadeiras de rodas no Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado a cada 21 de setembro, vai ser marcado, em Fortaleza, pela entrega de 522 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência de todo o Estado, em evento marcado para o Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), a partir das 9 horas desta segunda-feira (21). O governador Camilo Santana e a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, participarão do momento, organizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A entidade é parceira do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) – a ação tem apoio ainda da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades). A atuação da STDS nesse projeto se deu por meio do Cepid, que se responsabilizou pela realização das prescrições das cadeiras de rodas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Esse processo foi iniciado em 2013, com cursos de prescrição de cadeiras de rodas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, elaboração/adequação de cartilha de como usá-las e mantê-las e por último a prescrição em cinco pontos distintos de Fortaleza, tendo após todo esse processo, sido enviada a documentação para a igreja.
Mais de 500 pessoas são aguardadas para o evento, que contará, inclusive, com beneficiados do interior do Estado e apresentações culturais.
Dia Nacional
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Esse número representa 27,69% dos 8,4 milhões de habitantes do Estado. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas ou 23,92% da população tem algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física o intelectual. Trabalhadores com deficiência representam 23,6% do total de ocupados no País.

Últimas notícias