terça-feira, 27 de outubro de 2015

Governador se reúne com setor elétrico e anuncia Plano Estadual de Energia


O governador do Ceará, Camilo Santana, se reuniu nesta terça-feira (27) com secretários, representantes de órgãos estaduais e federais e investidores ligados ao setor de energia elétrica para traçar um panorama da atual situação das ações e obras da Rede Básica no Ceará. A reunião firmou o compromisso do Governo do Estado em priorizar a atratividade de investimentos no Setor Elétrico, com ênfase na cadeia produtiva de energias renováveis. “Essa é uma grande vocação do nosso Estado que precisa ser aproveitada. Temos uma decisão política forte de apoiar, estimular, coordenar e fazer o que for possível para alavancar o setor como um todo. A ideia é fazer essa pactuação com os órgãos envolvidos para construir mecanismos de monitoramento de prazos e gargalos”, ressaltou Camilo Santana.
Representantes do Ministério de Minas e Energia, ONS, Chesf, EPE e ANEEL apresentaram os principais projetos, avanços e entraves enfrentados pelo setor no que se refere à construção e ampliação das redes de transmissão e subestações para conexão e escoamento da energia na Rede Básica. As contribuições técnicas vão subsidiar o Plano Estadual de Energia, que está sendo elaborado pela Secretaria da Infraestrutura. Para o secretário da pasta, André Facó, o planejamento pensa o Ceará daqui a 20 anos. “Nossa meta é trazer o estado para a liderança do setor de energias renováveis no país, transformando essa vocação em desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população de forma sustentável”, destacou André Facó.
No encontro, também foi debatida a criação do Comitê de Monitoramento de Obras do Setor Elétrico no Estado do Ceará, que contará com a participação de todos esses atores e terá o objetivo de acompanhar e avaliar permanentemente as ações do setor. “Vamos elaborar um plano de ação para que todas as obras que foram paralisadas e as novas obras do setor elétrico no Ceará possam acontecer”, pontuou o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Seinfra, Renato Rolim.
O setor finalizou estabelecendo soluções de curto, médio e logo prazos para destravar as obras para a expansão da rede elétrica no Ceará. "É muito forte a vontade política do governador Camilo Santana em avançar na construção de soluções para os gargalos que impedem esse desenvolvimento econômico sustentável do Ceará. O governador consolida hoje a sua liderança para esse setor prioritário de seu Governo, que é o da energia", afirmou a secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa.
O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, reforçou que a autarquia também está preparada para contribuir com o avanço do Estado no cenário nacional na geração de energia limpa. “A Semace é a responsável pelo licenciamento da grande maioria desses empreendimentos. Nós possuímos um corpo técnico bastante qualificado e experiente que analisa com critério todos os pedidos de licença ambiental para usinas eólicas, solares”, destacou Araújo.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias