sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Inclusão digital e geração de empregos

Ministro André Figueiredo

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou nesta sexta-feira (11) do almoço anual da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, que foi realizado no Clube Monte Líbano, em São Paulo. Para empresários e executivos, gestores públicos e parlamentares, o ministro ratificou a importância das políticas do governo federal, como o Regime Especial do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL), para ampliar os investimentos e refletir, assim, na evolução do país e da indústria, incluindo as áreas de telecomunicações e informática.
Com o REPNBL, o Ministério das Comunicações (MC) concedeu benefícios tributários a companhias que submeteram projetos de construção e modernização de redes de internet. "Temos mais de 1.100 projetos aprovados no REPNBL, que superam os R$ 15 bilhões em investimentos de rede de telecomunicações, incluindo R$ 12,4 bilhões em acesso, que levarão internet em banda larga fixa e móvel para 3.700 municípios brasileiros", exaltou André Figueiredo, ao associar ao processo de evolução da internet móvel, com o 4G, e da TV Digital.
Sobre a discussão da revisão do modelo de serviços de telecomunicações, que foi viabilizada pela consulta pública aberta no portal Participa.BR, o ministro garantiu que o processo visa destravar barreiras e criar mecanismos para aumentar os investimentos privados na infraestrutura necessária para o porte do nosso país. "Esses investimentos terão impacto significativo no setor eletroeletrônico à medida que as prestadoras de serviços de telecomunicação demandarem insumos para suas redes.
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, o país está processando uma readequação para recolocar a indústria no caminho do pleno crescimento. "O Brasil vive um período de ajuste, que corresponde a um processo de mudanças e gera efeitos. Nós temos que celebrar a esperança", comentou. "O Brasil desafia os prognósticos, com ativos valorosos, incluindo a  qualidade institucional, recursos naturais, além das reservas econômicas perante o mercado externo", completou.
O presidente do Conselho da Abinee, Irineu Gouvêa, afirmou que a mobilização do mercado representará um fator essencial para a retomada do avanço da economia brasileira. "No momento de crise, a união é fundamental. Precisamos atuar para alcançar um ano de 2016 mais próspero para o país e para o setor", disse.
Para o presidente-executivo da Associação, Humberto Barbato, valorizou a atuação de André Figueiredo na condução de pautas relevantes para o mercado e o país. "Destaco as ações do Ministério das Comunicações, que busca o aperfeiçoamento do marco regulatório e o desenvolvimento de investimentos", pontuou.
(Assessoria do Ministério das Comunicações)

Últimas notícias