terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Orfanato Jesus Maria José

Foto: Divulgação

A programação natalina em Juazeiro do Norte foi aberta com a celebração de missa no Orfanato Jesus Maria José na Rua Coronel Antônio Pereira, no bairro Salesianos, após o prefeito Raimundo Macedo mandar asfaltar as ruas no entorno da entidade. Trata-se de uma instituição filantrópica de caráter sócio educativo e cultural de assistência a crianças e adolescentes fundada por Padre Cícero no dia 8 de abril de 1916 e que se prepara para as comemorações do Centenário.
O prefeito esteve no orfanato, cujas atividades recebem o apoio por meio de parcerias com o município através das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura. Há oito décadas o mesmo é administrado pelas irmãs da Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus. Até 1994 desenvolveu atividades como internato de meninas órfãs, mas, hoje, se volta para a problemática de crianças e adolescentes em vulnerabilidade econômica e social atendendo a 150 com idades entre 5 e 15 anos.
Estes são provenientes das comunidades mais carentes de Juazeiro e a ordem de Raimundão é não deixar faltar o apoio à entidade que presta serviços gratuitos por meio da arte-educação e cultura. O orfanato oferece acesso ao esporte, recreação, reforço escolar e formação profissional oportunizando a inclusão cultural ao promover oficinas de teatro, coral, teclado e banda de lata. Além disso, cursos básicos e até capacitações mais abrangentes voltados aos pais dos jovens para ajudar na geração de renda.
Dentre os cursos estão manicure, pedicure, costura, artesanato, informática básica e avançada e outros. Ali ocorre ainda a contação de histórias e mediação de leituras, sessões de cinema e espetáculos teatrais. Desde 2014 desenvolve o Projeto Educando para Cidadania garantindo espaço de descoberta das habilidades e potencializando conhecimentos, bem como o Projeto Educando para Crescer que promove o acesso a experiências que desenvolvem a convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer sempre com foco na formação humana e proteção social.

Últimas notícias