quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Hora de plantar em Caririaçu

Agricultores fazem fila pra receber as sementes.

Uma boa notícia vem reforçar a alegria do agricultor com as chuvas que vem caindo nesse mês de janeiro em Caririaçu. Já não era sem tempo e a 29ª Edição do Programa hora de plantar começou a distribuir sementes selecionadas para os produtores da agricultura familiar. A distribuição começou nesta quarta-feira, 20, pela manhã no escritório da EMATERCE - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -, no Centro Administrativo em Caririaçu.
Centenas de agricultores chegaram cedo e lotaram o local de atendimento. É que tendo em vista a crise que o governo federal passa, muitos ficam com medo de não ter sementes suficientes para todos. Os agricultores que ainda não compareceram ao escritório da Ematerce para receber as sementes, deverão comparecer munidos dos documentos pessoais, tais como, RG, CPF e comprovante de que retirou semente o ano passado.
As sementes selecionadas são: milho híbrido, feijão-caupi (feijão de corda) e o sorgo forrageiro. Sobre o custo para os produtores, segundo Dorotéia, chefe do escritório da Ematerce, estes deverão pagar 50 % sobre o valor de cada quilo de semente até o mês de outubro deste ano. Isto ocorre quando se tem uma quadra invernosa razoável, ou seja, acima de 50 % de produção.   De acordo com a chefe do escritório local da Ematerce em Caririaçu, este ano foram recebidas apenas 10 toneladas de milho, 14 toneladas a menos que o ano passado. Dorotéia ainda ressaltou que mesmo tendo pouca semente vai distribuir de forma organizada para que todos sejam beneficiados.
(Colaborou Roberto Bulhões)

Últimas notícias