sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

#Todoscontraomosquito da dengue

Governador Camilo fez a apresentação da ação de combate ao mosquito. (Fotos: Flávio Pinto)
O Cariri recebeu nesta sexta-feira (22) a ação do Plano de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. O evento é uma parceria do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará. O inseto é vetor da dengue, chikungunya e zika. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Crato e foi liderada pelo governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Marcelo Castro. A iniciativa integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, lançado no dia 21 de dezembro, em Fortaleza.  Entre os presentes, os deputados federais José Guimarães (PT) e Arnon Bezerra (PTB), vários prefeitos e representantes da Saúde de municípios da região.
Ministro e governador acompanhados pelos deputados Arnon e Guimarães.

Na solenidade foram apresentadas informações técnicas, ações reforçadas de enfrentamento ao mosquito e a campanha para chamar a população ao combate. O Plano é fruto da integração de todos os setores do Governo do Estado, além da parceria com os governos federal e municipais.
"Estamos percorrendo o Ceará numa grande ação envolvendo os prefeitos e a sociedade em geral para enfrentar o mosquito. É preciso uma ação enérgica. Para isso estamos disponibilizando às prefeituras equipamentos como telas, larvicida e outros mecanismos que possam impedir a proliferação do mosquito que tem trazido muitos problemas na saúde dos cearenses. Se conseguirmos acabar com todos os reservatórios que servem de procriação do mosquito, vamos ter um grande avanço", disse.
O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que vem buscando sensibilizar autoridades e população quanto à importância da ação, especialmente depois que a zika teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, que afeta o desenvolvimento de crianças. "O governo está fazendo sua parte e recentemente enviamos para a Assembleia Legislativa, uma mensagem que dará ao agente de endemias a entrar em imóveis fechados ou que àqueles que o proprietário dificulte a fiscalização. Claro que tudo dentro da ordem e da lei", pontou.
Prefeitos Delvamberto Soares (Altaneira), Antônio Filho (Antonina do Norte) e Samuel Tenório (Potengi)

O ministro Marcelo Castro afirmou no Crato, que o Governo Federal, através dos mais importantes institutos do país, como o Evaldo Chagas, Butantan, e a FioCruz estão em contato com os melhores laboratórios do mundo para fazer uma parceria e trabalhar no sentido de desenvolver uma vacina contra o Zica Vírus. "Claro que não vai sair de uma hora para outra. Vai demorar entre 3 a 5 anos. Enquanto isso, nossa única arma para combater essa epidemia é desenvolver todas nossas ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Evitar que o mosquito venha a nascer. Para isso estamos hoje aqui junto com o governador Camilo Santana e pedindo ação da sociedade", afirmou.

Em relação a microcefalia, Marcelo Castro disse que o Ministério da Saúde vai dar todo apoio e assistência às crianças. "Todos nós temos a responsabilidade de vencer o mosquito. Há 30 anos estamos perdendo essa batalha. Essa ação requer uma mobilização nacional.", finalizou o ministro da Saúde.

Últimas notícias