segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Potengi sofre epidemia de dengue. Estimativa é de que 50% da população esteja com dengue.

Em Potengi, até o prefeito Samuel Tenório está com dengue. (Foto: Flávio Pinto)

Enquanto a maioria dos municípios da Região do Cariri se mobilizam para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zica e Chikungunya, em Potengi, a pulação já vive uma epidemia de dengue. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde do município 50% da população pode estar acometida da doença. Sem trabalhar há 10 dias, o prefeito Samuel Tenório é uma das vítimas do Aedes aegypti.
Segundo relatos dos técnicos de enfermagem que trabalham na saúde do município, cerca de 300 pacientes por dia têm procurado as unidades de saúde local e pelo menos a metade são diagnosticados com dengue. Isso vem ocorrendo há pelo menos três semanas.
O prefeito Samuel Tenório, atribuiu a epidemia ao descaso dos moradores. "Cerca de 90% dos casos confirmados de dengues os focos são nas residências. Então, o município fica quase impossibilitado de agir, pois cabe a cada um dos moradores manter suas casas limpas e sem focos do mosquito. O município vem fazendo seu papel que é de informar e manter a limpeza das ruas e terrenos da cidade, além disso a dengue é discutida e debatido nas escolas, mas tem sido insuficiente", disse o prefeito, que já pediu socorro à Secretaria de Saúde do Estado para combater o mosquito.

Últimas notícias