terça-feira, 28 de junho de 2016

Iniciativa do deputado Zé Aílton Brasil, Assembleia Legislativa homenageia os 200 anos da Comarca do Crato

Autoridades do Judiciário foram homenageados na Assembleia.

A Assembleia Legislativa celebrou, ontem (segunda-feira, 27), em sessão solene, os 200 anos de criação da Comarca Judiciária do Crato. O deputado Zé Aílton Brasil (PP), responsável pela iniciativa, destacou que junho é um mês especial, porque no dia 21 é comemorado o aniversário da cidade do Crato, fundada ainda no período colonial, em 1816. " E dia 27 de junho foi criada a Comarca do Crato, pelo então juiz José Raimundo do Passo Barbosa."
Vereador Thiago Esmeraldo com assessores do deputado.

O parlamentar lembrou também que a Comarca prestou, desde a fundação “excelentes serviços” e já respondia por quase a metade dos municípios do Estado. “Naquela época, só havia duas comarcas no Ceará: a de Fortaleza e a da cidade do Cariri”, ressaltou.
Zé Ailton assinalou ainda que, hoje, Crato é servida por uma equipe de “jovens juízes comprometidos com a agilidade e eficiência dos trabalhos jurisdicionais”. "A Comarca pode hoje servir de modelo no atendimento e agilidade para todo Estado”, disse. No entanto, o deputado acrescentou que pode vislumbrar um futuro ainda melhor; “com uma estrutura modernizada e com instalações que concedam plena acessibilidade para pessoas com deficiência.”
Deputado Zé Aílton comandou a solenidade.

O deputado também reivindicou que o Tribunal de Justiça do Estado eleve a comarca para a Entrância Final. “É um pleito de toda a sociedade do Crato. Que o Tribunal de Justiça,  junto com a Assembleia, consiga atender a essa importante demanda de toda a sociedade caririense. Espero que isso aconteça ainda esse ano, coroando o aniversário de bicentenário”, frisou.
Durante a sessão, foram também homenageadas 12 pessoas, que, segundo o presidente da sessão, prestaram importantes serviços à Comarca do Crato. Receberam placas alusivas à data o desembargador José Peixoto de Alencar Monteiro (in memoriam), o jornalista Humberto Cabral, a defensora pública Edneuma Freitas, o juiz aposentado Manoel Martins, o promotor de justiça José de Deus Pereira e os juízes  da Comarca do Crato José Batista Andrade, José Flávio Morais, Luís Sávio Bringel, Rômulo Holanda e Ângelo Bianco Vettorazzi.
A defensora Mariana Lobo disse que é uma alegria grande poder participar da solenidade. “Temos acompanhado de perto o desenvolvimento da Justiça do Crato, que trabalha para assegurar os direitos de todos os cidadão do Cariri. Por isso quero homenagear  todos os que realizam essa missão”, pontuou.
Dr. Ângelo Bianco e o jornalista Humberto Cabral foram homenageados.

O juiz Ângelo Bianco lembrou que o bicentenário da Comarca é uma demonstração de vanguarda. “Nas últimas cinco gestões, foi implementado um componente democrático, quando são discutidos todos os problemas com servidores para a tomada de decisões.” Ele também observou que houve a criação de um gerenciamento de metas demonstrando eficiência, com o crescimento do número de despachos e sentenças. “A produção jurisdicional tem sido elevada, com mesma estrutura física e de pessoal”, acrescentou.
Também fizeram uso da palavra, para agradecer a comenda, o homenageado Manoel Martins, falando por todos os laureados durante a sessão, o jornalista Humberto Cabral e o vereador Luís Carlos Saraiva. Também presente o vereador Thiago Esmeraldo.
O evento contou com as presenças do juiz titular do Juizado Especial e do diretor do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, sede da Comarca.

Últimas notícias