terça-feira, 11 de outubro de 2016

Brejo Santo - Vaqueiros realizam manifestação a favor da vaquejada.

Vaqueiros de 10 municípios participaram da manifestação.

O município de Brejo Santo teve a maior manifestação a favor da vaquejada no Sul do Ceará, quando centenas de vaqueiros, empresários e pessoas adeptas da "pega de boi", realizaram nesta terça-feira (11), de forma pacifica e organizada, manifestação contra a decisão do Superior Tribunal Federal (STF), que na semana passada proibiu a realização de vaquejadas no Ceará. A medida pode torna-se extensiva a todos os estados brasileiros, pois no entendimento dos ministros do STF, a vaquejada passou a configurar crime de maus tratos aos animais.
O ponto de encontro em Brejo Santo foi no Parque de Eventos e Agronegócios Prefeito Mario Leite Tavares, quando vaqueiros e criadores de animais se concentraram para sair em carreata pela ruas até a Praça Dionísio Rocha de Lucena, no centro da cidade.
Prefeito Guilherme Landim apoiou a manifestação. (Fotos: Flávio Pinto)

A carreata com mais 400 veículos durou três horas e chegou a fechar, momentaneamente, o trânsito na BR-116, principal via de entrada e saída do sul do estado. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal acompanharam o trajeto sem incidentes.
Entre os apoiadores da vaquejada estavam o prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim; e o prefeito eleito de Mauriti, Mano Morais. "Hoje a vaquejada faz parte da tradição cultural do nordestino. Passou a ser um esporte e como tal, são investidos milhões de reais. Há muita gente que tira o sustento da família com a vaquejada. Não há maus tratos, pois tudo está profissionalizado. Faltou conhecimento específico para essa decisão", disse o prefeito Guilherme Landim.
Vaqueiros de pelo menos 10 municípios do sul cearense estiverem na manifestação, além de vaqueiros da Paraíba e de Pernambuco.
Parte do grupo formou comissão para no próximo dia 25, ir à Brasília participar de manifestação nacional e desta forma, pressionar os ministros do STF e rever a decisão que proibiu a vaquejada. 

Últimas notícias