segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Habilitação na urna alcança 89,52% dos eleitores que votaram com biometria no Ceará


No 1º turno das eleições municipais deste ano, 89,52% dos eleitores que fizeram o recadastramento biométrico, em 96 municípios cearenses, conseguiram habilitação na urna eletrônica através das digitais. O índice alcançado foi considerado bastante satisfatório porque superou a média nacional, de 87,96%. O Ceará ficou em 9º lugar entre os 26 Estados e em 2º no Nordeste, atrás apenas do Maranhão, que obteve 90,46% de reconhecimento.
Os resultados obtidos pelo TRE-CE são considerados muito positivos, se levarmos em conta que em cinco seções com mais de 250 eleitores, houve 100% de habilitação na urna através da biometria. Mérito também para os mesários que foram treinados e demostraram dominar o sistema biométrico. Aratuba foi o município de maior reconhecimento de eleitores através da biometria, alcançando o índice de 97,04%. Penaforte foi o menor, com 79,41% dos eleitores.
Em Fortaleza e Caucaia, as duas únicas cidades no Ceará que realizarão 2º turno para eleger o novo prefeito, a biometria ainda não é obrigatória. Na capital, 92,09% dos eleitores que já fizeram o novo título com identificação biométrica foram reconhecidos na urna através das digitais, no momento da votação no 1º turno. Em Caucaia, o percentual de habilitação na urna foi um pouco menor – 86,17%.
No Ceará, 96 municípios cearenses tiveram eleitores votando com a biometria nessas eleições. Em 62 desses municípios, 100% dos eleitores já votaram com o novo sistema. Em 34 municípios a votação foi híbrida – com e sem biometria. Caso de Fortaleza e Caucaia, onde os eleitores voltarão às urnas no próximo dia 30.
A partir do dia 21 de novembro deste ano, quando for reaberto o Cadastro Eleitoral, o TRE-CE disponibilizará em todas as zonas eleitorais do Estado kits biométricos para a identificação dos eleitores. Nas próximas eleições de 2018, os 184 municípios cearenses já terão a biometria na hora da votação, embora em muitos deles não se torne ainda obrigatória.
(TRE-CE)

Últimas notícias