terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ministério Público põe fim ao impasse sobre a iluminação da Colina do Horto

Representantes da prefeitura e da igreja estiveram no Ministério Público

Uma reunião entre o Ministério Público, Prefeitura de Juazeiro, Enel, antiga Coelce e Fundação Salesiana, pós fim ao impasse sobre a iluminação do monumento do Padre Cícero na Colina do Horto. O encontro aconteceu nesta terça-feira (24), na sede do M P e  foi idealizado pela promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, que, ouvindo todas as partes interessadas no assunto, entendeu que houve falha por parte da administração anterior e da própria Enel, quando deixaram que a energia do monumento fosse suspensa.
Segundo a promotora Alessandra Magda, o monumento do Padre Cícero é ponto turístico de Juazeiro do Norte e sua importância para esta cidade, o Nordeste e o Brasil, não tem precedentes. “Deixar o monumento do Padre Cícero às escuras, além de ser um fato lamentável, coloca em risco até a aviação que tem rota de pouso passando ao lado da estátua de 27 metros de altura”, disse a promotora, ressaltando que “no momento em que a prefeitura no mês de setembro de 2016 comunicou a então Coelce que não assumiria mais a conta da energia da estátua do Padre Cícero, deveria ter comunicado aos Salesianos, o que não o fez. Por sua vez a Enel também errou ao deixar a contar por três meses sem saber que ia pagar".
BOA VONTADE
Durante a audiência, o que não faltou foi boa vontade dos órgãos envolvidos e todos saíram certos de que o caso está solucionado. O Ministério Publico pediu que a prefeitura avaliasse a situação para assumir a iluminação do monumento do Padre Cícero e da praça do entorno, enquanto a Fundação Salesiana assumiria a iluminação do casarão e do Museus Vivo do Padre Cícero. Até o final do mês um novo convênio dever ser elaborado entre a prefeitura e a Enel, para acabar de vez com a problemática que causou transtornos a Juazeiro do Norte, justo num período de grande visitação de turistas e romeiros.
Falando em nome do prefeito Arnon Bezerra, de quem recebeu todo apoio para encontrar uma saída para a problemática do Horte, o sub-procurador do município, José Boaventura, afirmou que o prefeito determinou que se encontrasse a melhor solução para o problema, dentro do que preceitua a lei. Segundo Boaventura, a ordem do prefeito Arnon Bezerra é de solucionar o problema mais rápido possível, para que um dos pontos turísticos mais importantes do Brasil não fique as escuras. o Secretário de Turismo de Romarias, Junior Feitosa também participou da audiência e afirma que o caso está resolvido
(Colaborou Roberto Bulhões)

Últimas notícias