segunda-feira, 13 de março de 2017

1.301 eleitores podem ter o título cancelado em Juazeiro do Norte



No Ceará, 69.739 eleitores poderão ter seus títulos cancelados, porque não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições. Os cidadãos nesta condição precisam comparecer aos cartórios das zonas eleitorais, em todo o estado, para regularizar a situação até o dia 2 de maio. Só em Fortaleza são 28.136 títulos; em Caucaia, 3.855 e em Juazeiro do Norte,  1.301 eleitores. O total de títulos passíveis de cancelamento em todo o país é 1.961.530.
Para regularizar as pendências, o eleitor deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação ou de justificativa. Se não possuir, deve pagar a multa ou solicitar a dispensa de recolhimento, para os casos previsto em lei. A situação eleitoral pode ser consultada pelo sitio do TRE na Internet ou Disque Eleitor, através do telefone 148.
Consequências do cancelamento
O cidadão que não regularizar a situação do título junto à Justiça Eleitoral poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Últimas notícias