quarta-feira, 8 de março de 2017

Assembleia promove reúso de aguá dos aparelhos de ar condicionado


Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa, visando contribuir para a preservação dos recursos hídricos, vem realizando o reúso de água de aparelhos de ar condicionado da Casa Legislativa. A iniciativa é da Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenada pela Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da AL.
A coordenadora suplente da Comissão Gestora da A3P,  Josaína Menezes, informou que um único ar-condicionado da AL rende 10,5 litros de água por hora. O material é coletado em tambores e distribuído em garrafas pet. A água arrecadada é usada nos radiadores dos carros oficiais da casa e na rega dos jardins. Diariamente, é possível coletar 115,5 litros de água provenientes de equipamentos de ar condicionado da sede principal do Poder Legislativo.
O chefe da Divisão de Serviços Gerais da AL, Cláudio Henrique Martins, explica que o projeto de reúso de água vem sendo realizado na Casa desde 2010. De acordo com ele, além de promover a preservação do meio ambiente, a ação contribuiu para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti nas dependências do Poder Legislativo, pois a água que provinha dos condicionadores de ar costumava ficar empoçada, gerando risco para a proliferação do transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Atualmente, o aproveitamento da água está sendo feito nos condicionadores de ar da sede da AL. A ideia, ainda conforme Josaína, é estender a iniciativa para o edifício anexo da Casa, localizado na rua Barbosa de Freitas.
(Alce)

Últimas notícias