domingo, 5 de março de 2017

Chuva forte em Altaneira derruba casa

Uma chuva de 79,9 milímetros que banhou neste sábado, 4, a cidade de Altaneira, no Cariri Oeste, causou o desmoronamento de uma casa de taipa e o estrago de calçamentos de algumas ruas do município. Ninguém ficou ferido com o desabamento da residência.
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), aponta nuvens mais significativas sobre o sul do Ceará. A previsão para este domingo, 5, é de nebulosidade variável com chuvas no centro-norte do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.
As chuvas no último mês de fevereiro superaram a média histórica em 33,3%, conforme atualização da Funceme nesta quinta-feira, 2. O Ceará teve 158.1 mm de chuva, enquanto no mesmo período do ano passado foi anotado apenas 53.2 mm. Com isso, aumentam as chances para o fim da seca no Ceará, embora a possibilidade de escassez de chuvas nas regiões dos açudes estratégicos ainda preocupe.
Nos dois primeiros meses deste ano, os reservatórios tiveram recarga de 142,2 milhões de metros cúbicos (m³). Por enquanto, apenas um açude possui volume acima de 90%: Caldeirões (Saboeiro).
Outros 51 açudes estão com volume morto, quando o nível fica abaixo da tubulação feita para liberar a água acumulada. Além disso, 32 reservatórios estão com volume seco, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.
CHUVAS NO ESTADO
Choveu, até as 7 horas deste domingo, em 52 municípios cearense, segundo boletim divulgado pela Funceme. Confira as 10 maiores:
Milagres (Posto: Serra Brava) : 95.2 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 64.4 mm
Cedro (Posto: Varzea Da Conceicao) : 60.0 mm
Milagres (Posto: Comunidade Valdivino) : 55.3 mm
Iguatu (Posto: Iguatu) : 45.0 mm
Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 44.0 mm
Abaiara (Posto: Abaiara) : 43.0 mm
Cariús (Posto: Sao Sebastiao) : 38.0 mm
Baixio (Posto: Baixio) : 37.0 mm
Cariús (Posto: Carius) : 35.0 mm
(O POVO Online)

Últimas notícias