BNB

quinta-feira, 9 de março de 2017

Crimes violentos letais, roubos e furtos apresentam redução em fevereiro no Ceará


Governador apresentou os números nesta quinta na SSPDS.

No segundo mês de 2017, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caíram 9,4%, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) diminuíram 13,9%, e os furtos acompanharam o decréscimo com 4,9% no Estado. Pela primeira vez, desde a implantação do Programa Em Defesa da Vida, em janeiro de 2014, esses três indicadores apresentaram redução no mesmo mês. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (9), pelo governador Camilo Santana, durante a reunião mensal de monitoramento, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
"Estamos com dois meses seguidos de quedas de crimes contra o patrimônio. Em janeiro tivemos crescimento no índice de homicídios, mas caiu em fevereiro, compensando um pouco, estamos com -0,3% em 2017. O importante é que esse mês conseguimos redução em todas as categorias, ainda mais englobando um período como o Carnaval. Não temos tempo a perder. Estamos monitorando, traçando estratégias, é o que temos feito em todo o nosso governo", disse o governador.
O resultado é fruto das ações desenvolvidas pela Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e por suas vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. Em fevereiro de 2017, no Estado, os CVLIs caíram 9,4%, os CVPs diminuíram 13,9%, e os furtos acompanharam o decréscimo com 4,9%.
CRIMES EM FEVEREIRO
O combate a roubos e furtos através de operações articuladas SSPDS apresentou resultados positivos para o Ceará em dois meses seguidos. Após a diminuição em janeiro, fevereiro também registrou redução – 13,9%, caindo de 5.977 registros, no ano passado, para 5.144, neste ano.
O secretário da Segurança, André Costa, falou das ações desenvolvidas para atingir as metas desejadas. "Estamos fazendo esse esforço para reduzir todos os índices. É uma dificuldade, pois aqui na Capital, por exemplo, temos bairros em que acontecem muito assaltos, como bairro de Fátima, mas não são áreas com grandes ocorrências de homicídios, como Genibaú, Barra do Ceará. Um exemplo do nosso esforço é a Operação Marco Zero, em atuação em bairros como Pirambu, Vila Velha e Cristo Redentor. Conseguimos a redução, sempre dentro das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, e também sempre buscando novos investimentos. Em breve, o governador vai entregar mais 249 viaturas que vão reforçar o nosso policiamento", disse.
Todos os territórios do Estado apresentaram redução nos CVPs (roubos) – Fortaleza (15,5%), Região Metropolitana (10,7%), Interior Norte (7,7%) e Interior Sul (14,3%). Já os furtos, em fevereiro, caíram 4,9%, no Estado, indo de 4.509 para 4.209 casos. Na Capital, os furtos caíram 9,3%, passando de 2.458, em 2016, para 2.229 ocorrências, neste ano. O foco na redução dos CVPs e rounos oi anunciado no final de 2016, após dois anos seguidos de queda nos CVLIs.
(Governo do Ceará)