quarta-feira, 15 de março de 2017

Governador discute retomada da transposição do rio São Francisco com ministro Hélder Barbalho

Governador Camilo Santana foi recebido pelo ministro Hélder Barbalho

O governador Camilo Santana se reuniu nesta quarta-feira (15), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Em pauta, a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco - trecho que liga Salgueiro (PE) a Jati (CE) e a liberação de recursos para intervenções em infraestrutura hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza e para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O deputado federal Danilo Forte e o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, também participaram do encontro.
"As duas primeiras empresas (vencedoras da licitação) foram desclassificadas e a terceira está com os prazos abertos para recurso. O prazo que o ministério nos apresentou é de que, na primeira semana de abril, possa estar solucionado esse problema sobre a empresa vencedora. O compromisso é que a empresa que vencer a licitação possa trabalhar em ritmo acelerado para que a água chegue em Jati até o fim de agosto", citou o governador. "É muito importante que esta obra esteja pronta o mais rápido possível para aliviar o sofrimento dos cearenses. Não temos mais tempo a perder", disse o deputado federal Danilo Forte.
Além da Transposição do São Francisco, Camilo Santana tratou ainda sobre parcerias com o Governo Federal para ações emergenciais na RMF, como a perfuração de poços em áreas como Pecém, Cauípe e Taíba, e para o Cinturão das Águas do Ceará. “Apesar de estar chovendo, a recarga nos reservatórios ainda é baixa no Ceará. Por isso, é muito importante que o povo continue muito atento à economia de água”, afirmou o governador do Ceará.
Agenda em Brasília
O governador participou ainda, na capital federal, de agendas com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar sobre o aumento de repasses para o teto da Média e Alta Complexidade (MAC) e para o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. Em seguida, o governador se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Em discussão, apoio para ações do Ceará voltados às crianças, como o Núcleo de Estimulação Precoce, Centro de Educação Infantil, entre outras.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias