segunda-feira, 3 de abril de 2017

Roberto Cláudio apresenta Fortaleza em seminário na Índia


Prefeito Roberto Cláudio participou de seminário da Índia.

Em seu primeiro compromisso  durante o Seminário Anual do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, em Nova Deli, na Índia, o prefeito Roberto Claudio participou de café da manhã de trabalho com dois vice-presidentes do NDB, o brasileiro Paulo Nogueira Batista Júnior e o chinês Xian Zhu.
O gestor de Fortaleza foi o único prefeito brasileiro convidado pelo NDB para debater o financiamento de projetos de desenvolvimento de infraestrutura sustentável.
"Estamos tendo a oportunidade de inserir Fortaleza nesse debate porque nos preparamos para pensar o futuro da cidade com o planejamento urbano contido no Fortaleza 2040.  Esse foi um esforço coletivo de construção de uma cultura de planejamento que possa equacionar as questões do desenvolvimento socioeconômico, da mobilidade e do planejamento urbano", afirmou o prefeito.
O vice-presidente do NDB do Brasil, Paulo Nogueira Batista, destacou que a participação de Fortaleza no seminário "tem grande relevância porque além da cidade ter sido o berço de nascimento do NDB é, também, a cidade brasileira com grande potencial de alavancar financiamentos junto ao banco em função das inovações e dos projetos sustentáveis nas áreas de mobilidade e planejamento urbano", afirmou.
O vice-presidente chinês do NDB e diretor de Operações do Banco, Xian Zhu, foi bastante enfático ao elencar as várias áreas potenciais que hoje Fortaleza dispõe e que podem ser objeto de parcerias como, por exemplo, nas inovações tecnológicas, meio ambiente e mobilidade.
"Queremos investir nessas parcerias porque entendemos que assim iremos melhorar a infraestrutura de Fortaleza, com mais obras de drenagem e urbanização, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população e em consonância com o que prevê o planejamento mestre da cidade contido no Fortaleza 2040", concluiu o prefeito.
No segundo compromisso do dia, o prefeito Roberto Claudio participou de painel de discussão com tema no planejamento urbano e desenvolvimento sustentável, ao lado do ministro de Relações Exteriores do Governo da Cidade de Moscou, Anatoly Valetov, e do presidente da Associação Sul Africana de Governos Locais e ex-prefeito de Johanesburgo, Mpho Parks Tau.
O painel foi coordenado pelo vice-presidente do NDB, Xian Zhu, e serviu para que o prefeito de Fortaleza falasse do que está sendo feito nas áreas de mobilidade, desenvolvimento urbano, educação e infraestrutura, destacando que os desafios para tornar a cidade melhor são também oportunidades de investimentos.
O diretor chinês do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, Xian Zhu, disse ao término da apresentação que o prefeito de Fortaleza "conseguiu convencer a todos nós que devemos visitar Fortaleza, cedo ou tarde". Técnicos do NDB já devem visitar Fortaleza, ainda neste mês de abril, para avaliar os projetos apresentados nas áreas de infraestrutura, mobilidade, saneamento e meio ambiente.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias